Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)
Os projetos e artistas com interesse em se apresentar no Theatro Treze de Maio em 2025 devem se preparar. A oportunidade é por meio do edital de ocupação da Prefeitura de Santa Maria. Com ele, 20 propostas artísticas são escolhidas e cada uma delas fica com o valor arrecadado na bilheteria. As inscrições começam nesta segunda-feira (27) e seguem até 2 de março.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para participar da seleção os interessados em realizar apresentações artísticas no local deverão preencher o Anexo I do edital indicando a categoria na qual a apresentação se enquadra – circo, cultura popular, dança, música, teatro, tradição e folclore, artes transversais ou outras manifestações artísticas e culturais). Além de inserir os dados pessoais, equipe técnica, entre outras informações.
Inscrição
As inscrições das propostas iniciam-se às 00h01min de segunda-feira (27) e encerram-se às 23h59min do dia 02 de março, exclusivamente por e-mail para o endereço ocupacaotheatro@gmail.com.
No envio da inscrição, o e-mail deve constar no título o “PROPONENTE e NOME DA PROPOSTA”. Os projetos deverão ser enviados nos formulários fornecidos pelo edital, conforme Anexo I, somente em formato PDF.
Critérios de avaliação
Após a avaliação documental em caráter eliminatório, cada projeto será avaliado por quatro pareceristas integrantes da Comissão Julgadora que deverão decidir pela recomendação ou não recomendação do projeto.
Critérios e pontuações:
- Mérito – Originalidade, inovação, criatividade e relevância (o projeto é original, inova em suas ações e possui uma proposta criativa) – Até 30 pontos
- Qualidade técnica e/ou artística – O projeto é tecnicamente qualificado e/ou apresenta elementos que evidenciam o seu valor artístico – Até 30 pontos
- Planejamento– Metodologia, organização, exequibilidade e suficiência técnica – Até 30 pontos
- Histórico de atuação e capacidade gerencial do proponente – Até 20 pontos
- Equipe do projeto – capacitação e trajetória da ficha técnica para o desenvolvimento das funções previstas – Até 20 pontos
- Estratégia de divulgação – Até 10 pontos
- Projeto não incentivado em leis de incentivo à Cultura e nem em editais de patrocínio direto (em atendimento ao item 1.1 do edital) – Bonificação de 10 pontos
Benefícios
Os 20 selecionados terão disponíveis toda a infraestrutura de palco, sonorização, iluminação e demais serviços do teatro. Cada proposta aprovada terá direito à cobrança de ingressos. Da arrecadação total da bilheteria, 10% da renda bruta será destinado para a manutenção dos serviços do Theatro Treze de Maio, e o restante da arrecadação será destinado ao proponente.
Leia mais:
- Opções para crianças e adolescentes curtirem as férias e fugir das telas
- Shopping Praça Nova será palco de Encontro de Fuscas neste domingo; evento vai arrecadar material escolar para crianças
- Inscrições para o Prouni 2025 estão abertas até a próxima terça-feira
Observação
Será assegurada a cota no total de sete propostas. Duas delas para propostas de produtores culturais e/ou artistas pretos/pardos, duas propostas para produtores culturais e/ou artistas indígenas, duas propostas para produtores culturais e/ou artistas LGBTQIA+ e uma proposta para produtor cultural e/ou artista PCD.
RECURSOS
Os proponentes de projetos inabilitados terão dois dias úteis para encaminhar seus recursos, a contar da data da publicação das propostas inabilitadas, com o envio do Anexo II (formulário para recurso) para o e-mail ocupacaotheatro@gmail.com.
Informações e esclarecimentos deverão ser solicitados junto à Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (55) 3174-1561.
*Com informações da PMSM